Quem está aqui na Espanha – ou até mesmo quem acompanhou de fora o noticiário – pode ver os contornos dramáticos que tomou a crise econômica pela qual o país passou nos últimos anos. Entre alguns setores atingidos pelos números fracos da economia, um em especial foi atingido em cheio: o imobiliário. A boa notícia é que, segundo relatório da BBVA Research, esse cenário ficou para trás.
Números positivos
Desde o ano de 2015 o, até então dramático, mercado de imobiliário começou a experimentar novos ares. O ano terminou com uma taxa positiva na variação das vendas de imóveis, 8,6% a mais que em 2014. Naquele mesmo ano registrou-se um crescimento de mais de 40% nas autorizações para começar a construir novas residências.
Para 2016, novas e boas perspectivas. A BBVA estima que a venda de casas na Espanha cresça na casa dos 10%, enquanto que as autorizações para erguer novos imóveis cresce na taxa dos 30%. Na prática, tantos números traduzem uma lição bem simples: a economia espanhol dá, agora, sinais concretos de melhora, com uma tendência de maior gasto das famílias em imóveis por 2 anos consecutivos, o que se traduz em mais dinheiro girando a economia.
Para o mercado imobiliário, os números trazem também um novo e importante fator: o estudo da BBVA Research prevê, neste ano, uma alta de 3% nos preços. A notícia é boa para o setor que, por anos, acumulou queda nos preços e, em muitos casos, sinônimo de prejuízos. Com a melhoria no mercado, pode-se crescer o preço, replanejar margens de lucro e pensar em novos créditos para aquecer o mercado.
Esperança na imigração
Agora vem a parte boa para você que está em busca de uma vida melhor. O relatório da BBVA Research aponta que a imigração não só vai ajudar como vai ser essencial para a melhoria no mercado imobiliário na Espanha.
É bem simples entender. Com a economia em vias de se recuperar, menos gente sai da Espanha rumo a outros países para conseguir melhores condições de vida e trabalho. Além dessa menor saída de gente da Espanha, o país começa, então, a atrair novos imigrantes, seduzidos pelas novas possibilidades apresentadas. A esperança é que a imigração venha sanar um problema da população espanhola, que envelhece a índices muitos altos. Gente nova, dinheiro novo, gastos novos e economia girando novamente.