Saímos de Huesca e nos dirigimos ao sul da Comunidade Autônoma de Aragão. Alí encontramos a fascinante Teruel, uma das cidades menos povoadas da Espanha, mas ao mesmo tempo uma das mais belas.
Uma importante amostra da arquitetura mudéjar de Aragão é preservada em seu bairro histórico, razão pela qual foi declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO. Mudéjar é um termo que se utiliza para designar os muçulmanos ibéricos que permaneceram em território conquistado pelos cristãos, e sob o seu controle político, durante o longo processo da chamada Reconquista, que se desenvolveu ao longo da Idade Média na Península Ibérica.
A Catedral de Santa María de Mediavilla destaca-se como um dos melhores exemplos da arquitetura mudéjar em Aragón. Junto com a Catedral de Tarazona, elas são uma das poucas deste estilo que se conservam na Espanha. As torres mudéjares da Igreja de San Pedro, a Igreja de San Salvador e a Igreja de San Martín também foram incluídas como Patrimônio da Humanidade. A UNESCO destaca o uso detalhado que foi feito de tijolos e telhas esmaltadas para sua construção.
Mas se é imprescindível falar da arquitetura mudéjar da cidade, também é imprescindível falar do seu símbolo maior, El Torico de Teruel. Situada no alto de uma fonte, a pequena escultura do touro é testemunha das festas populares e do cotidiano da cidade. Com o passar do tempo, a arquitetura mudéjar deu lugar a outras novas correntes arquitetônicas, e hoje são também parte essencial da cidade.
É o caso do estilo renascentista representado no Aqueduto de Los Arcos ou do estilo neomudéjar defendido pela Escadaria da Estação. Mas a cidade também é popularmente conhecida pelo Mausoléu dos Amantes de Teruel, uma joia da escultura funerária. Foi inaugurado em 2005, como um espaço para contar a história que envolve os famosos amantes, para finalmente visitar seu túmulo.
Outros destinos interessantes da província são Albarracín, com sua fortaleza árabe; Mora de Rubielos, que possui um dos castelos mais bem preservados de Aragón; e Alcalá de la Selva, muito popular entre os caminhantes devido às suas belas paisagens. Da sua gastronomia, os derivados da carne de porco são altamente recomendados, especialmente o Presunto Teruel.
Mas e como é viver em Teruel?
Teruel é uma cidade pequena, com cara de cidade do interior. Muito simples, embora sua arquitetura impressione. Por isso, não espere encontrar artigos de luxo ou preços altos nessa cidade. Aqui tudo é muito histórico, muito clássico. Para se ter uma ideia, uma refeição em restaurante barato, o famoso menu do dia, sairia por menos de 9 euros.
Já uma refeição para 2 pessoas em um restaurante médio, ficaria em torno de 35 euros. A cerveja de 0,33L, importada, em um bar da cidade, vai custar por volta de 1 euro. O mesmo preço de um café capuccino. Pois então se você pensa em economizar, essa pode ser uma ótima cidade para você viver.