O governo catalão estabeleceu um preço máximo de 75 euros para os testes de PCR que detectam possíveis casos de coronavírus. O teto foi estabelecido pela Ministra da Saúde, Alba Vergés, e foi publicado no Diário Oficial da Generalitat da Catalunha (DOGC).
Esta taxa atinge todos os centros de saúde privados vinculados à rede pública (Sistema Integral de Saúde para uso público da Catalunha, Siscat), sociedades mútuas de seguros de acidentes de trabalho e estabelecimentos privados de saúde. Vale lembrar que o serviço privado de saúde foi temporariamente integrado no sistema público de saúde da Generalitat no início de novembro.
Com base nesta integração, o governo catalão recorda agora que foi decidido que o Serviço de Saúde Catalão estabeleceria “um sistema de compensação econômica para compensar, sob critérios de proporcionalidade e equidade, a atividade de saúde prestada por sua conta pelos centros funcionalmente integrado ao Siscat (…) para o qual deve ser aplicado um sistema tarifário homogêneo.
Os preços de referência para todo o processo de teste são fixados no mesmo pedido da ministra Vergés, caso alguma parte dos testes seja terceirizada. Assim, a extração da amostra está avaliada em 9,08 euros; a técnica laboratorial, por 61,34 euros; e transporte, por 4,58 euros.