Um dos tipos de visto de trabalho na Espanha é o de trabalhador autônomo. No post de hoje, falamos sobre quem pode solicitá-lo e quais são os requisitos básicos para ser aprovado.
Entre os tipos de vistos de trabalho na Espanha ( leia o artigo saiba-tudo-sobre-os-tipos-de-visto-para-trabalhar-na-espanha), existe um específico de trabalhador autônomo para aqueles profissionais que querem abrir o próprio negócio ou prestar serviços de forma independente. Essa modalidade permite que o trabalhador possa realizar seus serviços para uma única empresa ou oferecê-los para diversos clientes, da mesma forma como acontece no Brasil.
Caso uma empresa contrate um trabalhador autônomo, não existirá contrato de trabalho. Dessa forma, o trâmite para o visto e a contratação pode ser menos burocrático do que um emprego formal com contrato, uma vantagem para estrangeiros que desejam trabalhar no território espanhol.
Para se tornar trabalhador autônomo na Espanha, é necessário solicitar o visto dessa opção pelos Consulados da Espanha no Brasil ainda no país de origem. Porém, caso seja necessário, o trabalhador pode viajar até a Espanha como turista, porém deve voltar às terras brasileiras para dar continuidade ao processo de retirada de visto.
Quem pode solicitar esse tipo de visto?
Não é qualquer pessoa que pode solicitar o visto como trabalhador autônomo. É importante que os profissionais tenham conhecimento de negócios (empresários de qualquer setor que comercialize produtos ou serviços) ou profissionais liberais que tenham um conhecimento técnico específico.
Para todas as profissões, é necessário comprovar o conhecimento e a experiência na área. Se a profissão que deseja exercer como autônomo é uma profissão regulamentada tal como engenheiro, arquiteto, dentista, médico, entre outras, se faz necessário realizar uma etapa prévia para trabalhar na Espanha, já que, a depender do caso, é necessário revalidar o diploma universitário. A Espanha Fácil está especializada tanto na aplicação de visto de trabalho para autônomo, como também, de homologação de cursos.
Principais requisitos para os trabalhadores autônomos na Espanha
Para garantir o visto de residência como trabalhador autônomo no território espanhol, é necessário elaborar um plano de negócios para comprovar a viabilidade do negócio ou serviço que irá ser realizado no país. E, é claro, apresentar recursos econômicos suficientes para pôr o projeto em prática.
Ou seja, durante o trâmite do visto, é necessário comprovar conhecimento, experiência e recursos financeiros para investir no projeto. Não existe um valor mínimo a ser apresentado: o que será analisado é se os recursos serão suficientes para dar início às atividades apresentadas pelo plano de negócios do trabalhador autônomo.
A Espanha Fácil está especializada na elaboração de plano de negócios para apresentação do visto de trabalho por autônomo, como também, somos responsáveis de solicitar o informe de viabilidade emitido por Órgão técnico espanhol.
Processo para solicitação do visto
Para solicitar o visto de trabalhador autônomo, é preciso apresentar a documentação necessária e cumprir algumas etapas, como:
-
Toda a documentação brasileira deve estar traduzida em espanhol por um tradutor juramentado, bem como, com a legalização através da apostila de haia;
-
Recomendamos que a contratação de nossos serviços seja realizada com uma anterioridade de 4 meses de sua data prevista para entrada na Espanha;
-
O visto sendo aprovado o estrangeiro terá o prazo de até 3 meses para entrar em território espanhol. Uma vez que se entra na Espanha começa a contar outro prazo que seria de 1 mês para confecção do cartão do NIE.
O ideal durante o processo é poder contar com uma assessoria especializada na área para que dúvidas sejam tiradas e os custos, diminuídos. Por isso, a Espanha Fácil está pronta para planejar e orientar você durante todo o trâmite de solicitação do visto para trabalho autônomo e outros. Que tal agendar a sua consulta com a gente para que comprovemos que cumpre com todos os requisitos para aplicação desse visto?
4 respostas
Boa noite! Gostaria de informações sobre o visto para trabalhador autônomo.. saber se o tempo de residência do titular do visto ( o autônomo), conta para a família dele que fará o reagrupamento posteriormente.. ou se o tempo de residência da família começa a contar a partir da autorização de reagrupamento e entrada na Espanha..Qual o valor indicado para esse visto, e qual o valor da sua acessória?
Olá Beatriz, boa tarde!
Agradecemos o teu contato.
Já foi atendida por uma consultora.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Olá, tenho autorização de residência em portugal que atualmente tem validade de 3 anos, é possível com o estatuto de igualdades e direitos eu morar/trabalhar em espanha ?
Obrigada
Olá Ana Paula, boa tarde!
Agradecemos o teu contato.
Vou enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,