Para trabalhar legalmente em terras espanholas é preciso estar regulamentado no país, preparar um bom currículo e saber por onde começar a procurar emprego. No post de hoje, a gente te explica tudo isso!
Investir numa vida profissional fora do país com certeza será um plus no seu currículo para você alçar voos cada vez mais altos. E desenvolver experiências na sua área de trabalho em um país como a Espanha pode ser mais fácil do que se imagina. Nós, do Espanha Fácil, estamos aqui para simplificar tudo para você! Hoje, a gente dá continuidade a nossa série sobre trabalho legal para estrangeiros na Espanha, tirando todas as dúvidas sobre o assunto. Continua com a gente para saber mais!
Primeiro: o que devo fazer para trabalhar na Espanha?
Para fazer parte de alguma área profissional nesse país hispânico, é preciso estar regularizado ou possuir nacionalidade espanhola (ou de outro país na União Europeia).
Quanto à regularização, existem diversos tipos de autorizações de permanência para trabalhadores na Espanha. As principais são: a De trabajo por cuenta ajena, quando o empregado já tem um contrato de trabalho, e a De trabajo por cuenta própia, quando o indivíduo tem o objetivo de empreender no país, ou seja, fundar a sua própria empresa ou ser autônomo.
É muito importante que o trabalhador seja bem assessorado para estar bem informado sobre as opções que melhor se encaixam no seu perfil. E a equipe do Espanha Fácil está pronta para te ajudar com essa e outras questões! 😉
Hora de preparar o currículo!
Para competir com os espanhóis no mercado de trabalho e garantir um bom trabalho, o primeiro passo é preparar um currículo que conquiste os empregadores hispânicos. Na Europa, é muito comum que seja feita uma carta de apresentação e/ou carta de motivação junto com o CV. Isso contará pontos na sua candidatura. Comece nessa etapa: desenvolva uma apresentação sobre quem você é, como gosta de trabalhar e suas qualidades profissionais. Aproveite para mostrar o seu conhecimento do cargo e da empresa, além da sua motivação com a oportunidade.
Agora, vamos para o currículo: coloque seus dados pessoais, experiências profissionais, histórico acadêmico, idiomas que você tenha certificado, habilidades, interesses e referências. Pronto! Agora você está preparado para arrasar. Vamos para a próxima etapa?
Melhores áreas de trabalho para brasileiros e onde procurar emprego
Encontrar um emprego ou um contratante também pode ser um grande desafio, mas as nossas dicas são: aprenda o idioma local e esteja disposto a enfrentar eventuais dificuldades na adaptação. Não será fácil, mas temos certeza de que vai valer a pena!
Os brasileiros podem trabalhar em qualquer área na Espanha, contanto que cumpra todos os requisitos necessários para permanecer legalmente no país. Aproveite seus diferenciais para conquistar uma vaga no país europeu, principalmente em relação àqueles que precisam do nosso idioma, como call center, trabalhos de tradução, professores de português ou empresas que queiram realizar investimentos no Brasil. O turismo também é uma boa opção: você pode encontrar vagas em hotéis, restaurantes ou serviços de transporte, por exemplo. Outra área que está crescendo na Espanha e ainda há ausência de mão de obra local é a de Tecnologia da Informação. Que tal investir nela?
Durante a busca por um emprego na Espanha, aposte nas plataformas que oferecem vagas de forma online. As principais que recomendamos são:
-
Infojobs;
-
Infoempleo;
-
Job and Talent, Monster;
-
com;
-
JOBDIAGNOSIS.COM;
-
Empleomarketing;
-
Twago;
-
Ticjob;
-
Tecnoempleo;
-
Domestika;
-
Studentjob;
-
Primerempleo;
-
BeWanted;
-
beBee;
-
indeed;
-
Trabeja;
-
Sitly;
A gente sabe que você já está empolgado para transformar o seu sonho de trabalhar em outro país em realidade! Mas não sabe como começar os trâmites? Não se preocupe. Nós da Espanha Fácil estamos aqui para te ajudar com toda a documentação e a sua busca por um novo emprego no país espanhol. Conta com a gente!