Para mudar de país em busca do emprego ideal, é fundamental pesquisar sobre custo de vida e média de salário. Neste post, você vai ficar por dentro dessa realidade na Espanha.
Se trabalhar na Espanha faz parte dos seus planos, você está no lugar certo! Nos posts anteriores, explicamos sobre busca de empregos no país, direitos trabalhistas, como abrir uma empresa no território espanhol e os principais incentivos governamentais para empreendedores estrangeiros.
Hoje, vamos falar sobre um tópico muito importante quando o assunto é emprego: salários e custo de vida. Será que vale a pena investir na área profissional em um país europeu, como a Espanha? Segue com a gente nas próximas linhas que a gente te conta tudo!
Custo de vida e na Espanha
O primeiro passo para se planejar e mudar de país é ficar por dentro do seu custo de vida. É possível viver na Espanha gastando pouco, já que é um dos países “mais baratos” da Europa. Dependendo da cidade em que você pretende trabalhar, diversos custos básicos são bem acessíveis, como residência, transporte, alimentação e lazer.
Para trabalhar no país, é mais vantajoso buscar residência em cidades grandes, próxima ao seu local de trabalho. Entretanto, também é possível morar em outras localidades em busca de trabalho. Nos chamados pueblos, municípios menores localizados nos arredores das grandes cidades, os aluguéis saem bem mais em conta. Além disso, há uma ótima estrutura de transporte público que facilita o deslocamento até os centros urbanos sem nenhum problema.
Além de Madrid e Espanha, as duas cidades mais conhecidas do país, um dos locais mais buscados é Valência, com preços mais baixos e uma excelente infraestrutura e oferta de emprego. Outras cidades como Sevilla, Granada e Málaga também fazem parte dessa lista.
Outro ponto interessante é que em 2020, o país espanhol foi considerado um dos melhores destinos do mundo para se viver como aposentado, de acordo com a revista americana International Living. Para elaborar o índice global, foram considerados qualidade de vida, saúde, infraestrutura, visto, entretenimento e benefícios.
Média salarial no território espanhol
Em 2020, o salário mínimo na Espanha foi estabelecido em 950€ por mês, divididos em até 14 pagamentos (ou seja, mais de 13 mil euros por ano). Esse valor mínimo geralmente é pago para funcionários que atuam em mercados, bares, restaurantes, lojas, etc.
Quem possui ensino superior e experiência profissional, pode ganhar mais que o salário mínimo na Espanha. Além disso, as empresas espanholas possuem alguns benefícios, como já falamos no post anterior [inserir link].
As cidades com mais oportunidades de trabalho e que oferecem vagas de empregos com salários mais altos são a capital Madrid e Barcelona, um dos principais destinos turísticos do país. Então, já sabe por onde começar a procurar trabalho, não é? 😉
Residir na Espanha para trabalhar pode ser um grande passo na sua carreira, mas é preciso planejamento. Por isso, nós da Espanha Fácil estamos aqui para ajudar com todas as informações e documentações necessárias para que você possa realizar o seu sonho em solo espanhol.
¡Hasta luego!