Algumas perguntas feitas pelos jovens atualmente são sobre o que fazer para ter boas oportunidades de trabalho: Quais são os setores mais prometedores hoje em dia? Quais oferecem as melhores tendências em termos de qualidade do trabalho e interesse no próprio setor?
O estudo feito pelo informativo El Confidencial divulgou quais habilidades e aptidões podem ser ideais para um profissional se qualificar para um trabalho e até que ponto a internet e as novas tecnologias são a receita perfeita para conseguir um emprego.
TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO: Este nicho aproveita as novas tecnologias para otimizar a gestão da informação. Por isso, este é um setor que necessita cada vez mais de profissionais que saibam convergir entre a gestão das diferentes informações de forma menos analógica e mais tecnológica.
SERVIÇOS FINANCEIROS: Este sempre foi um dos pilares básicos da nossa economia, mas agora estão ganhando maior importância com o avanço da tecnologia e digitalização do setor. Assim, tendências como o banco digital, o pagamento móvel ou a gestão de serviços financeiros inovadores estão na ordem do dia nos departamentos de inovação desse tipo de empresa.
SAÚDE E SETOR PÚBLICO: Já há algum tempo, essa tendência não vem apenas da mão exclusiva do diagnóstico e da cura como tal, mas também da prevenção e da assistência social à saúde.
INDÚSTRIA: A indústria teve um grande peso no Produto Interno Bruto (PIB) espanhol. E, apesar da crise e da proliferação de novos setores exclusivamente digitais, o setor industrial da Espanha também se digitalizou e continua sendo um ponto chave no modelo de trabalho e produtivo. É o que demonstra parte do tecido industrial espanhol, que nos últimos anos da crise teve de aumentar as exportações para sobreviver e que, com a chegada da recuperação, tentará manter ou mesmo ultrapassar esse nível de internacionalização.
RECURSOS E ENERGIAS NATURAIS: É um dos paradigmas da era moderna: a energia é cada vez mais necessária, mas os recursos são cada vez mais limitados. Por esse motivo, grande parte dos esforços das últimas décadas tem se direcionado em duas direções: por um lado, maximizar o uso, a gestão e a eficiência dos recursos disponíveis; de outro, a criação e o avanço em direção a novos nichos de energia sustentáveis e, sobretudo, eficientes.
DIGITALIZAÇÃO: A internet não é o futuro, mas o presente. Atualmente, a digitalização é praticamente uma obrigação para qualquer empresa que queira se manter competitiva em um ecossistema cada vez mais digitalizado. Por este motivo, perfis profissionais com caráter e habilidades digitais estão encontrando um percentual muito maior de oportunidades de trabalho.