O Presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, anunciou uma série de medidas para mitigar a situação de inflação e a crise econômica que o país atravessa. Entre os destaques está o desconto de 100% nos abonos de Cercanías, Rodalies e Renfe Média Distância. Assim, o Executivo pretende promover a utilização dos transportes públicos, bem como uma forma de evitar o custo do aumento dos preços da energia e dos combustíveis para os cidadãos.
Este desconto não se aplica aos transportes públicos coletivos que dependam das diferentes Comunidades Autónomas e Câmaras Municipais, como os serviços de metrô ou autocarro. Da mesma forma, entende-se por Média Distância aqueles que fazem ligações a nível regional, ligando-se a diferentes cidades e vilas e que têm serviços ferroviários com a sua capital provincial. Ou seja, rotas com comprimentos inferiores a 300 quilômetros.
Dessa forma, o benefício afetará um total de seis tipos de bilhetes multiviagens de média distância e o passe de trem de dez viagens para Cercanías e Rodalies (Bono 10 Regional, Tarjeta 10 Sencilla, Tarjeta 10 Libre, Abono Mensual Regional, Tarjeta Mensual 40 Sencilla e Tarjeta Mensual 40 Libre), que tem duração de 30 dias e pode ser usado por várias pessoas. A medida entrará em vigor em 1º de setembro, e vigorará até 31 de dezembro.