Saiba agora como realizar o procedimento!
Se você é estrangeiro, vive na Espanha e deseja começar a dirigir, é preciso realizar alguns trâmites para fazer a troca da carteira de motorista do seu país de origem para a espanhola. Agora, vamos detalhar quais são esses trâmites e tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Acompanhe a leitura e fique por dentro!
É necessário mesmo trocar a carteira de motorista do país de origem?
A resposta é sim! Você não pode conduzir um veículo com a carta de condução que obteve no seu país de origem, a menos que você seja cidadão de qualquer país da União Europeia ou do Espaço Econômico Europeu (esses cidadãos são autorizados a dirigir usando a carteira de habilitação obtida lá), embora recomendamos a troca da carteira também nesse caso.
No entanto, há apenas uma exceção, no caso de você estar na Espanha como turista (por exemplo, de férias por duas semanas), é possível obter uma autorização fora de um país da UE. E, apenas nesse caso, você poderá dirigir sem a necessidade da troca da habitação, somente durante aquele período determinado.
Acordo com o Brasil e outros países
A boa notícia é que, se o seu país de origem for o Brasil, ou outro que esteja na lista de países que possuem acordo com a Espanha (confira a lista aqui), o procedimento para troca da carteira de motorista é bastante simples e relativamente rápido. Brasileiros que residam legalmente em território espanhol – seja como estudante, trabalhador ou residência regularizada – podem solicitar a troca. É necessário, no entanto, realizar teste psicotécnico novamente, e comprovar a aptidão para dirigir pelo país. Basta agendar horário de atendimento em “La Campana”, ou Jefatura de Tráfico mais próxima de sua residência, e levar os documentos necessários. Entre eles:
- Passaporte;
- Foto 3×4;
- Carteira de habilitação brasileira;
- Comprovação de pagamento da taxa exigida (cerca de 30 euros);
- Exame médico válido.
Para os exames, existem centros especializados próximos à Campana, reconhecidos e confiáveis. Após a troca de dados entre o centro espanhol e o brasileiro, é emitida uma autorização temporária até a definitiva chegar em seu endereço de residência, trâmite que pode levar alguns meses.
Aqueles com visto de turista que pretendem dirigir no país (alugando-se um carro, por exemplo) podem utilizar a CNH brasileira, desde que esteja sempre acompanhada do passaporte. O uso da carteira brasileira nesses casos só é permitido caso seja comprovado o status de turista do visitante, por isso tenha sempre em mãos o visto.
Países sem acordo com a Espanha
Se você não pertence a nenhum dos países com acordo, a troca ainda é possível, mas de forma mais complexa. Nesse caso, a troca só é possível se você preencher uma série de requisitos mais rigorosos, como:
- Comprovativo de ter trabalhado como motorista profissional por um período não inferior a 6 meses por empresas legalmente estabelecidas ou com sucursal em Espanha;
- Não ser privado do direito de conduzir veículos motorizados e ciclomotores, nem estar sujeito à suspensão ou intervenção administrativa da sua licença ou licença;
- Passar em um teste de aptidão e controle de comportamento em estradas abertas ao tráfego;
Caso você não cumpra esses três requisitos, terá que obter sua carteira de motorista na Espanha a partir de 0. Além disso, se você primeiro obteve residência espanhola e depois obteve sua carteira de motorista no seu país de origem, não poderá trocá-la por uma espanhola. Nesse caso, você deve iniciar o processo desde o início (fazendo exames teóricos e práticos).
Documentação necessária para a troca
Os documentos necessários para quem não é de um país de origem que possui acordo com a Espanha:
- NIE ou cartão de residência (é essencial que você seja um residente legal na Espanha para poder trocar sua licença);
- Passaporte (original e válido) ou DNI em caso de nacionalidade espanhola;
- Certificado de registro censitário (“empadronamiento”);
- Carteira de habilitação original (a que você obteve em seu país de origem);
- Uma foto recente em fundo branco e tamanho de passaporte (32x26mm);
- Formulário oficial preenchido que será entregue a você no dia da sua consulta;
- Relatório de aptidão psicofísica que você pode obter em qualquer centro médico autorizado após um exame ou testes;
- Pagamento das taxas de tráfego correspondentes (que são 28,30€ no caso geral, 92,20€ se tiver que fazer testes extras);
- Dependendo do seu país de origem e do tipo de licença que você troca, talvez seja necessário fazer alguns testes extras. Encontre os detalhes aqui;
- Certificado de legalidade mostrando há quanto tempo você tem a permissão, se a renovou, etc.
Onde realizar a troca
Depois de ter preparado a documentação, é preciso procurar a DGT (Dirección General de Tráfico) para entregar o seu pedido na sede provincial de trânsito. As opções para isso são:
- Fazer o procedimento online (você precisará de um certificado digital, e a Espanha Fácil pode te ajudar com isso), nesse caso você receberá um documento provisório assim que fizer o upload de toda a documentação, com o qual terá que marcar uma consulta em qualquer sede da DGT para entregar sua carteira de motorista anterior (original) e entregar uma foto para emitir sua nova carteira;
- Ou realizar o procedimento pessoalmente no posto de trânsito mais próximo do seu local de residência, onde lhe será entregue uma carta de condução provisória em formato papel, com validade de 3 meses (até que a sua nova carta chegue a casa).
Lembre-se que, em qualquer caso, você terá que marcar uma consulta para realizar o procedimento. Marque aqui!
Ficou com alguma dúvida? Fale conosco! Estamos disponíveis para ajudar em todo o processo. 😉
8 respostas
Ola!
E após transferir para a Espanha, se eu retornar para o Brasil. Como fica? Devo fazer a troca novamente?
Olá, bom dia! Vamos te responder por e-mail. Obrigado!
Gostaria de saber também como fica a situação no Brasil quando eu retornar
Olá, boa tarde! Iremos responder por e-mail, obrigado!
Tambem tenho essa duvida ja q agente tem q entregar a nossa do Brasil,QRO saber si ela perde a validez la??
Olá Elenice, bom dia! Entraremos em contato com você por e-mail. Obrigado!
Olá, Por favor, quando é feita a troca, na carteira espanhola terá o tempo de carteira no Bradil ou começa uma nova contagem?
Olá Alessandra, boa tarde! Nosso time de especialistas entrará em contato contigo por e-mail. Obrigado!