Hoje vamos falar sobre a figura do Arraigo Laboral e o que o Arraigo Laboral pode aportar na vida de um estrangeiro. O Arraigo Laboral existe há muito tempo, mas só atendia um tipo de procedimento, recentemente houve alteração na forma do processo, dando a oportunidade de atender 2 tipos de solicitações: pessoas que perderam a residência e pessoas que estão trabalhando de forma irregular.
Requisito importante para ambos os tipos de solicitação: haver residido na Espanha 2 anos de forma irregular e continuada.
Vamos começar com as pessoas que estão trabalhando de forma irregular: se você está trabalhando e sofre maus tratos laborais,abuso, não recebe o teu salário, etc, este processo é para você. Para realizar o processo é necessário ter provas, de preferência testemunhas, de que estes fatos são verdadeiros, ou seja, como chamamos por aqui, você estará abrindo uma demanda contra o teu empregador.
Se o teu caso é de quem perdeu a residência por várias razões como: perdeu o prazo de renovação de tarjeta, perdeu o direito de renovar a tarjeta, aplicou um visto e foi contratado por uma empresa por um período de 2 anos e a empresa não renovou o seu contrato, fez uma união estável ou casamento e o relacionamento não funcionou etc, este processo se encaixa com você. Neste processo além de haver estado na Espanha os 2 últimos anos é necessário demonstrar que realizou uma contribuição mínima junto a seguridade social de 6 meses, ou seja, nestes últimos 2 anos você deve ter contribuído 6 meses.
Esta figura é focada somente para estes 2 tipos de perfis de estrangeiros.
E como qualquer trâmite de extranjería, não podemos garantir a resposta do mesmo. Mas a nossa equipe neste 15 anos vem acompanhando muitos casos de sucesso que com nossa experiência prática nos leva a ver o êxito de nosso cliente.
Não deixe de entrar em contato com a nossa equipe.