Quem nunca sonhou em fugir da cidade, mudar-se para as montanhas e começar do zero? Comprar uma casa, ter um jardim, poder praticar desportos rurais sempre que quiser… Bem, é um sonho que pode tornar-se realidade, e por pouco mais do que lhe custaria um pequeno apartamento numa cidade como Madrid ou Barcelona. Salto de Castro, localidade situada em Zamora, está à venda na íntegra no site Idealista por 260.000 euros. Tem casas, uma escola e até um quartel da Guarda Civil.
A cidade pertence a uma família que a comprou no início dos anos 2000 da Iberdrola. Dedicada ao turismo, a família viu como seus planos foram interrompidos com a crise de 2008, e seu projeto de transformar esta vila em uma cidade dedicada ao turismo foi interrompido.
Agora, com a família já aposentada do circuito empresarial na Espanha, ele quer passar o bastão para outros empresários e, consequentemente, sua venda. Esta vila, anexada a uma albufeira e fronteiriça com Portugal, tem 44 habitações, das quais cinco são independentes.
Possui ainda um bar, uma igreja e uma escola com várias salas de aula, além de uma pousada com projeto de construção de 14 quartos, com refeitório e lavanderia. Segundo os proprietários, poderá ser adquirida uma licença para albergar 184 locais de turismo rural.
Existe também um antigo quartel da Guarda Civil, uma piscina e zonas desportivas. Além de um reservatório a poucos metros de onde você poderia até lançar um barco turístico.
Segundo os proprietários, quem adquirir a vila terá acesso a subsídios do Estado e da Junta de Castilla y León. Além disso, de acordo com um estudo anterior elaborado pelos proprietários, o investimento que a cidade precisaria para estar 100% operacional e começar a ser rentável não ultrapassa os 2 milhões de euros. Vai encarar?