A Universidade Complutense (UCM) mantém uma importante tradição de colaboração com os países ibero-americanos. Por isso, até o dia 25 de maio, as inscrições para concorrer a cinco bolsas de mestrado em Madri estão abertas.
Essas bolsas terão isenção integral das taxas de matrícula. O número de bolsas com isenção de 50% pode variar conforme o orçamento da UCM para o ano fiscal de 2021, dependendo do crédito disponível para esse fim. As taxas administrativas não estão incluídas. Os selecionados deverão se matricular no curso completo.
Podem se inscrever graduados não espanhóis ou professores de universidades latino-americanas associadas à Associação Universitária Ibero-americanas de Pós-Graduação (AUIP). Os pré-requisitos dos interessados são:
– Possuir nacionalidade de algum país da América Latina e não ter residência na Espanha ou em outro país da UE;
– Cumprir os requisitos de acesso do mestrado de interesse e ter formalizado a solicitação de admissão;
– Ter uma média acadêmica com nota superior ou igual a 7 na graduação;
– Não ter um diploma de mestrado.
Para se candidatar, é necessário preencher um formulário online até o dia 31 de maio. Na solicitação da bolsa, o candidato deverá indicar o mesmo curso para o qual se inscreveu.
Os documentos exigidos para a candidatura às bolsas são:
– Cópia da solicitação de acesso ao mestrado;
– Carta de motivação assinada, que poderá incluir documentação sobre a situação econômica e pessoal do candidato, bolsas obtidas anteriormente, etc;
– No caso do solicitante ser funcionário vinculado a uma instituição associada à AUIP: carta de apresentação assinada por uma autoridade correspondente ou qualquer documento que comprove a vinculação.
A comissão responsável poderá ainda solicitar outros documentos, caso considere necessário e a seleção levará em conta o resultado da avaliação da coordenação do mestrado ao qual o interessado se candidatou e a documentação enviada para o programa.