Nas listas e rankings das melhores universidades do mundo, a Espanha sempre aparece com suas diversas instituições de ensino. As Universidades públicas, principalmente, chamam a atenção por aparecer sempre em posições altas destas listas, devido à sua excelente qualidade de ensino. Assim, para alunos de diversas nacionalidades, realizar, completar ou especializar seus estudos na Espanha torna-se um sonho a ser realizado.
Para brasileiros, a escolha sempre se volta para as universidades públicas na Espanha, por se esperar que estas, juntamente com a excelência no ensino, sejam gratuitas. No entanto, tanto as públicas quanto as privadas possuem taxas, que são normalmente pagas na totalidade do semestre, diferentemente do Brasil, onde são pagas mensalidades. No entanto, este total do semestre pode ser dividido em dois ou três pagamentos durante o período letivo. Os preços também variam, de acordo com a instituição – além de serem relativamente mais acessíveis, no caso das universidades públicas.
Estes preços costumam ser calculados por crédito escolhido no semestre desejado. Para quem planeja fazer um curso de graduação completo, este número pode variar e ficar em torno de 240 créditos, dependendo da grade de ensino do curso escolhido. Comunique-se com as universidades de interesse e pesquise o preço de cada crédito, que pode variar significativamente – de 15 até 60 euros – dependendo da instituição.
A dica para quem ainda não pode arcar com os custos das taxas dos cursos no país é entrar em contato diretamente com as universidades que sejam de seu interesse – a maioria possui programas de bolsas de estudo que variam de um semestre até um ano, com possibilidade de prorrogação. Outra possibilidade para quem já está matriculado em uma universidade no Brasil é verificar se há parcerias com instituições espanholas, e assim facilitar o processo de bolsas de estudo. Diversos programas como o Santander Universidades, que também oferecem oportunidades de intercâmbio para graduação. Para a pós-graduação, as mesmas dicas se aplicam – sendo mais recomendado o contato direto com a universidade espanhola para obter a bolsa de estudos.
Ficou interessado em estudar na Espanha? Confira aqui a lista de universidades e seus respectivos links para entrar em contato e saber detalhes sobre preços e bolsas de estudo. Lembre-se que acima de tudo, a qualidade do ensino na Espanha e as novas experiências em um novo país valem a pena – e conte com a Espanha Fácil para assessorar seus trâmites estudantis no país. Aproveite!