A ansiedade pela chegada das vacinas contra a Covid-19 no Brasil é grande, mas o que parecia tão distante chegou! Nesta quinta-feira (10) o Ministério da Saúde conseguiu uma autorização emergencial e temporária com a Anvisa, para que a Pfizer chegue ao Brasil ainda neste mês de dezembro com o objetivo de adiantar algumas doses e atender uma parte específica da população.
A vacina da Pfizer começou a ser aplicada no Reino Unido na última terça-feira (8) e no mesmo dia, o governo brasileiro anunciou a intenção de comprar 70 milhões de doses da empresa, mas o processo foi cauteloso devido às dificuldades de armazenamento a -70ºC e de transporte. Agora, com a autorização da Anvisa, um público restrito poderá ser vacinado contra o novo coronavírus.
Segundo a Anvisa, por enquanto nenhum laboratório solicitou o uso mesmo após a publicação de um guia com os requisitos para esse pedido.
“Serão considerados dados de estudos não clínicos e clínicos, de qualidade, boas práticas de fabricação, estratégias de monitoramento e controle e resultados provisórios de ensaios clínicos, entre outras evidências científicas. Além disso, a empresa deve apresentar informações que comprovem que a fabricação e a estabilidade são adequadas para garantir a qualidade da vacina”, informou, por meio de nota, a Anvisa.