Para aqueles que pretendem estudar na Espanha, é preciso saber de antemão o que é necessário para os trâmites de transferência e equivalência de estudos. Em todos os graus de estudos são necessários documentação, e é de grande importância conhecer o sistema de educação espanhol antes de se alocar nele.
Primeiramente, ao providenciar a documentação relacionada à estudo – tanto de crianças e jovens quanto adultos – é importante lembrar que os diplomas e certificados poderão ser apresentados em cópias, desde que acompanhados de suas devidas versões ser originais e oficiais, devidamente expedidas e reconhecidas por entidades educacionais brasileiras.
Para equivalência de estudos é importante conhecer o sistema de educação da Espanha. Um dos modelos é o Ensino Secundário Obrigatório (ESO) que consiste no período após o primário que vai dos 12 aos 16 anos, e abrange mais experiências em futuros estudos e trabalho que podem ser de grande utilidade no futuro profissional do aluno. O terceiro ano de ESO corresponde à 8ª série do ensino fundamental brasileiro. Com 4 anos de duração, o aluno adquire o título de GESO (Graduado em Educação Secundaria Obrigatória) ao final deste período, conseguindo dar prosseguimento ao Bacchillerato, e assim por diante.
Na equivalência de estudos, é importante ressaltar que o sistema educacional espanhol tem diferenças importantes de períodos letivos se comparados ao Brasil. O ano letivo normalmente é iniciado na primeira semana de setembro, e termina ao final de junho.
O período de férias também é relativamente prolongado, sendo que para jovens e crianças o período de férias tem a duração de 11 semanas, entre junho e setembro. No entanto, períodos de matricula para universidades podem começar entre junho e julho, com bastante antecedência ao início do período letivo, por isso é importante ter conhecimento do calendário de cada instituição.
Também ao correr do calendário escolar, ocorrem pausas que se dividem em três períodos principais – em que não são tão curtos como feriados, mas também não se prolongam como as férias. As datas podem variar, mas são aproximadamente como seguem:
1º – dezembro/janeiro – com duração de três semanas, é o período correspondente ao natal e comemorações de ano novo;
2º – fevereiro – De três a seis dias, variam em datas variadas de acordo com o ano, por serem celebrações da páscoa
3º – março ou abril/maio – de uma a duas semanas, para a semana santa
Vale ressaltar que estes períodos podem variar de duração e datas dependendo da região, já que a Espanha possui feriados independentes em cada local. De um modo geral, estes são os principais períodos de pausa no ano letivo.