Em qualquer mudança para qualquer país do mundo, a moradia é sempre uma das necessidades básicas que pesquisamos antes mesmo de ir para o país. Independentemente do tempo de estadia – temporária ou permanente –, é importante estar sempre atento ao custo-benefício do local onde pretende ficar.
Na Espanha, cidades como Barcelona e Madrid podem ser mais caras, por serem também as mais movimentadas economicamente. No entanto, mesmo nestas cidades, bairros mais afastados do centro são mais econômicos e possuem todo o suporte necessário – hospitais, delegacias, postos de atendimento da prefeitura e outros serviços. Assim, é possível considerar morar em regiões metropolitanas sem perder a qualidade de vida. Em Madrid por exemplo, o preço do aluguel pode variar entre 440€ e 1200€, em média. Este mapa mostra a média de preços por região, interessante para quem está se programando para morar na cidade. A tabela abaixo, do site elmundo.es também indica a média de preços, de acordo com a quantidade de quartos.
O preço de um aluguel ou compra de um imóvel depende bastante de sua localização e atributos como quantidade de quartos, banheiro, dimensões de cômodo. Na Espanha, os imóveis e regiões são valorizadas por metro quadrado.
Uma modalidade bastante procurada, principalmente por estudantes é a casa compartilhada (alquiler de habitación), que funciona como um tipo de república, mas não somente abriga universitários, mas também jovens trabalhadores e estrangeiros de passagem pela Espanha. É uma alternativa muito mais barata e interessante para quem vai sozinho para o país.
Para outras cidades e o interior da Espanha, os sites abaixo dão uma boa noção de preços e localização de imóveis de acordo com a região, número de quartos e até faixa de preço procurada, tanto para quem está de passagem pelo país quanto para quem vai para ficar. Confira: