A Previdência Social adverte aos viajantes, que pretendem sair da Espanha para outros lugares, que é necessário ter um documento específico para cruzar das fronteiras espanholas. Esse documento é o cartão de saúde europeu, com o qual os cidadãos espanhóis podem garantir assistência médica necessária, durante uma estada temporária, em qualquer país da União Europeia.
Com a recente ampliação dos canais de realização de procedimentos realizados pelo Instituto Nacional do Seguro Social, o cidadão tem diferentes formas de realizar esse procedimento. Em primeiro lugar, é possível solicitar o cartão europeu de saúde como interessado, ou seja, em seu nome, na plataforma “Tu Seguridad Social”. Você também pode realizar esse processo como procurador, mas, para isso, deve estar inscrito no registro eletrônico de procurações. O interessado deve selecionar “solicitar cartão” na seção “cartão de saúde europeu”. Depois, bastará fornecer o endereço para o qual deseja o envio dodocumento.
O INSS também permite que esse procedimento seja realizado por um representante que possua um certificado digital ou cl@ve. Ao selecionar esse meio de acesso, deve-se escolher o procedimento correspondente e seguir as instruções fornecidas pela plataforma.
O usuário também pode dirigir-se à sede eletrônica da Previdência Social e identificar-se, por SMS, visto que esse é um dos muitos procedimentos que essa entidade permite fazer sem a necessidade de possuir certificado digital ou cl@ve.
Fonte: El Economista