A Autorização de Estágio é uma grande ajuda para os estudantes, embora muitos não tenham prestado atenção a ela e optem por processar a Autorização de Procura de Emprego. Portanto, listamos 4 vantagens dessa Autorização de Residência para Estágios.
1 – É a melhor maneira de alterar uma Autorização de Estudante para uma Autorização de Residência.
Até 2018, a forma mais utilizada para alterar a carteira de estudante era por meio do artigo 199 do Real Decreto 557/2011, de 20 de abril, com requisitos muito rígidos, como ter permanecido na Espanha por, pelo menos, três anos como estudante. Essa autorização é a maneira “mais fácil” de alterar um cartão de estudante para uma autorização de residência e trabalho.
2 – Você pode trabalhar imediatamente.
Se você obteve um diploma de ensino superior, nos 2 anos anteriores à data de solicitação do visto de estágio, ou está realizando esses estudos na Espanha ou no exterior, é possível participar de um programa estágio com o objetivo de aprimorar seus conhecimentos, sua prática e sua vivência no ambiente profissional, mediante assinatura de contrato de estágio. Com a Autorização de Residência para Procura de Emprego, será necessário modificá-la para trabalhar.
3 – Pode ser processada fora da Espanha.
A Autorização de Residência para Estágio pode ser solicitada e processada mesmo que o solicitante se encontre fora da Espanha. O estagiário deve ter obtido um diploma de ensino superior, no estrangeiro ou na Espanha, nos dois anos anteriores ao pedido de autorização.
4 – Conta para a Nacionalidade Espanhola.
A Autorização de Estágio é uma residência para todos os efeitos e, portanto, conta para completar o tempo necessário para solicitar a nacionalidade.
Porém, fazemos um alerta. É obrigatório ter meios financeiros e seguro médico durante toda a validade da autorização. Ela só pode ser renovada uma vez e o salário não será 100% atribuído à sua Categoria Profissional. Durante o primeiro ano, será de, no mínimo, 60% e 75% para o segundo ano.