O artigo 20.º do Código Civil (CC) estabelece que têm direito a optar pela nacionalidade espanhola:
a) As pessoas que estejam ou tenham estado sujeitas ao poder paternal de espanhol;
b) Os de pai ou mãe de origem espanhola e nascidos em Espanha.
Aqueles que possuem a nacionalidade espanhola com base nesses artigos são considerados espanhóis por “opção não de origem”.
Por sua vez, a nacionalidade de origem é determinada no art. 17 do Código Civil. Dois títulos de aquisição da nacionalidade espanhola de origem podem ser diferenciados:
a) Original (contemporâneo ao nascimento)
b) Superveniente (em determinadas circunstâncias).
A rigor, para diferenciar os dois pressupostos, os primeiros são considerados “originalmente espanhóis” e os segundos “espanhóis de origem”.
A Lei 20/2022 de Memória Democrática prevê que as pessoas que, sendo filhos de pai ou mãe de origem espanhola e nascidos na Espanha, tivessem optado pela nacionalidade espanhola não originária por força do artigo 20.1.b) do CC, na sua redação dada pela Lei 36/2002, de 8 de outubro e filhos menores, daqueles que adquiriram a nacionalidade espanhola, por aplicação da Lei 52/2007, que optaram, por sua vez, pela nacionalidade espanhola não de origem, em virtude do exercício da direito de opção, previsto na alínea a) do n.º 1 do artigo 20.º do CC, por se encontrarem sob o poder paternal de um espanhol, podem agora também valer-se da opção prevista no oitavo dispositivo adicional da Lei 20/2022, para obter a nacionalidade espanhola de origem superveniente.
Esta aquisição é efetiva a partir do momento em que é obtida, sem efeito retroativo. No entanto, a limitação anterior é eliminada em que: “os filhos de um pai/mãe que não tenha sido originalmente espanhol que tenha optado pela nacionalidade espanhola não têm o direito de optar pela nacionalidade espanhola de origem pela Lei 52/2007” . Na nova redação, o exercício do direito de opção à nacionalidade espanhola é permitido aos filhos e filhas maiores daqueles que obtiveram a opção à nacionalidade espanhola de origem por força da Lei 52/2007 e também aos filhos e filhas maiores de idade de quem optar pela nacionalidade espanhola de origem por força da Lei 20/2022.
A vantagem que esta nova lei traz é que os espanhóis não de origem, que optarem pela nacionalidade de origem, darão aos seus filhos o direito de optar pela nacionalidade espanhola.
8 respostas
Vejo que não há dúvida para aquisição da cidadania para os filhos e netos de espanhóis.
Por enquanto aos bisnetos esta um tanto quanto obscuro.
Qual o entendaimento do corpo jurídico quanto aos bisnetos?
Os bisnetos de espanhois que o pai ou mãe adquira a cidadania pela Lei da MD poderá ser contemplado?
Se sim, Os bisnetos só poderão entrar com o pedido após sair a cidadania dos seus pais ou será possível entrar com o pedido do Neto e do bisneto ao mesmo tempo?
Ainda sendo possível será somente no prazo de vigência da lei MD?
O bisneto precisa esperar sair a cidadania dos pais para entrar com o pedido?
Para se confirmar a cidadania dos pais pode demorar mais de dois anos esse tempo de vigência da lei da memória democrática?
Grato pela atenção
Olá Sidnei, boa tarde!
Agradecemos seu contato.
A sua mensagem já foi respondida por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil te deseja um bom dia!
Atenciosamente,
Olá, tenho a mesma dúvida que o Sidnei manifestou. Poderia por gentileza me enviar também a explicação por email? Muito obrigada!
Olá Mariana, boa tarde! Nosso time entrará em contato com você, por gentileza comente com o atendente sobre sua dúvida, assim poderemos te ajudar. Obrigado!
Também tenho duvidas: sou neta de espanhol e meu filho é bisneto.
Posso entrar com os dois pedidos ao mesmo tempo (meu é do meu filho)?
Sim,pode entrar com os dois pedidos ao mesmo tempo.
Nosso time de especialistas está pronto para lhe ajudar da melhor forma no nosso WhatsApp. Clique neste link para ser atendido(a): https://www.espanhafacil.com/wa-blog
Senhores
Meus filhos são espanhóis por opção artigo 20 cc.
A mãe é espanhola nascida na Espanha.
Vi que é possível passar pela LMD a es)anzóis de origem.
Como são empadronados no Consulado de São Paulo a eles bastariam só apresentar que anexo?
Olá! Que bom saber do seu interesse em nossos serviços. Nosso time de especialistas está pronto para lhe ajudar da melhor forma no nosso WhatsApp. Clique neste link para ser atendido(a):: https://www.espanhafacil.com/wa-blog