O verão ainda não chegou e a primeira onda de calor já está atingindo os espanhóis. O ar-condicionado e o ventilador são os melhores aliados para enfrentar as altas temperaturas, mas seu alto consumo de energia pode causar mais do que um susto no final do mês.
Hoje a eletricidade é o segundo maior recorde do ano, apenas superado pelo pico de frio da Filomena, com 91 euros por megawatt hora e picos de 100 euros MWh. Mas existem truques que permitem isolar a casa para evitar o calor e reduzir a conta de luz.
1 – Isole as janelas
Para aumentar o isolamento, uma das melhores opções são as janelas que tenham um sistema de ruptura da ponte térmica que integra um elemento isolante que impede a entrada de calor.
2 – Use os toldos
Os toldos funcionam como um guarda-chuva na praia, mas para a nossa casa. Especificamente, eles permitem que a temperatura interior diminua 10 graus. O tecido acrílico ou micro-perfurado será o que lhe permitirá filtrar o maior número de raios solares e permitir uma ventilação ideal para não criar o temido efeito estufa.
3 – Fachadas e pisos sem grandes obras
Outro elemento fundamental para salvar a casa do calor, são as fachadas e os pisos. Embora muitas vezes a sua capacidade de isolamento dependa da construção do edifício, “existem soluções isolantes que não requerem grandes obras, como a celulose ou a fibra de madeira. Estes tipos de obras são simples e podem ser concluídas em um ou dois dias, produzindo também efeitos imediatos.
4. Decore para ficar mais fresco no verão
A pintura é outra forma de obter espaços mais frios. Por isso, evite tons de cinza, terracota ou marrom e opte por tons pastéis, muito mais adequados para conseguir uma casa mais fresca no verão. Outro truque é apostar em móveis de materiais naturais, como linho e algodão, e plantas. Tire os tapetes ou opte por outros de fibra vegetal.
Fonte: La Razón