Com o aumento do número de casos na Espanha, o Governo age com medidas internas e externas no país. Pessoas vindas do Brasil, por exemplo, estão vetadas, mas estrangeiros casados com cidadãos espanhóis podem ingressar no país. Antes de viajar, é necessário entrar em contato com o consulado mais próximo apresentando provas da união. Se a mesma for comprovada, a seção consular emite um parecer positivo para ser apresentado à companhia aérea. Mas a decisão final fica a cargo das autoridades locais.
Além disso, está autorizada a entrada de pessoas com comprovante de residência ou trabalho no território da União Europeia. A UE ainda está com as fronteiras restritas para países com a pandemia ainda descontrolada e internamente também. Na Alemanha, por exemplo, cidadãos brasileiros não podem entrar no país, nem mesmo após terem cumprido quarentena em outros países. A Dinamarca também tem uma lista de países não autorizados a entrar sem um motivo com comprovante autorizado pelo Governo local e a Espanha está como um dos países restritos.
Os países que tem a entrada permitida na União Europeia são Argélia, Austrália, Canadá, Geórgia, Japão, Marrocos, Nova Zelândia, Ruanda, Coreia do Sul, Tailândia, Tunísia, Uruguai, China.