Qualquer pessoa pode solicitar o visto para empreender na Espanha, mas é necessário cumprir todos os requisitos exigidos pelo governo espanhol. Saiba quais são eles e como solicitar.
Desenvolver um negócio próprio na Espanha tem sido o desejo de muitos empreendedores brasileiros, com o objetivo de iniciar, expandir ou gerar lucros com o seu negócio em um novo país. Para dar início a um empreendimento em terras espanholas, é necessário, antes de tudo, solicitar o Visto de Empreendedor para estar regularizado no país.
O visto foi instituído justamente para atrair cada vez mais estrangeiros interessados em levar inovações ao país e aplicar recursos que aqueçam a economia espanhola.
Mas quem pode dar entrada na solicitação desse visto e como funciona na prática para garanti-lo? Continua com a gente neste post, iremos explicar tudo direitinho para você!
O que é e como funciona o visto para empreender na Espanha?
O visto, concedido pelo governo espanhol e em vigor desde 2013, é direcionado para pessoas que desejam abrir um negócio no país. Com ele, o titular e a família, além dos dependentes economicamente do empresário(a), poderão viver legalmente na Espanha. Passados dois anos de residência no território espanhol, todos esses podem entrar com o pedido de cidadania.
Entretanto, para se encaixar nos requisitos deste tipo de visto, é preciso aplicar uma certa quantia financeira de acordo com o empreendimento que será desenvolvido no país. O visto para empreendedor dá autorização legal para residência durante dois anos, podendo ser renovado após esse período desde que a empresa continue existindo e gerando lucros.
Quem pode solicitar esse tipo de visto?
Qualquer pessoa pode solicitar o visto para empreendedor na Espanha, desde que se encaixe nos requisitos exigidos pelo governo do país, como:
-
Gerir projetos empresariais de interesse geral na Espanha;
-
Realizar uma ação ou depósito bancário de um milhão de euros ou superior;
-
Comprar imóvel na Espanha a partir de 500 mil euros;
-
Fazer um investimento de dois milhões de euros ou mais em títulos da dívida pública espanhola.
Quando há sócios na empresa, todos os perfis são minuciosamente analisados. Para dar entrada no visto, o interessado deve ter um projeto empresarial com o objetivo principal de contribuir para o crescimento econômico do país.
É preciso determinar quais as intenções do projeto: se é gerar empregos, investir em um determinado local onde não há empresas do mesmo setor; investir em inovação científica e tecnológica, ou até mesmo investir no mercado imobiliário da Espanha.
Esse tipo de visto para investidores e empreendedores também pode ser destinado a profissionais altamente qualificados, pesquisadores e trabalhadores que realizem o processo intraempresarial (transferido dentro da mesma empresa).
Onde e como solicitar o visto para empreendedor
A solicitação do visto apresentamos de forma telemática à UGE (Unidad de Grandes Empresas na Espanha). A autorização sendo favorável o estrangeiro deverá se dirigir até o Consulado da Espanha no Brasil para confecção do visto no passaporte. A terceira e última etapa se realiza no território espanhol na confecção do cartão do NIE. A Espanha Fácil assessora nas três etapas do processo. Essas três etapas indicadas se aplicam para todas as tipologias de residências descritas acima, ou seja, na condição de investidor ou de empresário. As documentações variam de acordo com a condição do solicitante, bem como, tipologia de autorização a aplicar. Antes de tudo, a gente já deixa claro que é preciso fazer a tradução juramentada e apostila de haia de todos os documentos estrangeiros e que na etapa 2 e na etapa se faz necessário marcação de horário no Consulado, na fase 2 e na Polícia na Espanha na fase 3.
Ah, outra exigência super importante do visto para empreendedor é a comprovação de um Plano de Negócios, que deve detalhar sobre o tipo social da empresa, os impactos que ela terá na economia espanhola, qual o público alvo, estudo de concorrência, estratégias de marketing utilizadas, previsão financeira no horizonte temporal de 3 – 5 anos, a data de início e onde serão exercidas as atividades, além da descrição das vagas oferecidas e dos produtos e serviços que serão prestados.
Ficou animado para começar a investir na Espanha? Nós da Espanha Fácil podemos te ajudar com todos os trâmites! Prestamos serviços de assessoria contábil e fiscal, além de auxiliar na solicitação e retirada dos vistos. Entre em contato com a gente e tire o seu sonho do papel!