Se você deseja se mudar para a Espanha, mas não tem passaporte europeu, você pode optar por alguns tipos de vistos. Um dos mais solicitados pelos brasileiros, junto com o visto de estudante, é o visto de residência não lucrativa. Desde o início de agosto, voltou a ser possível tramitar essa solicitação através dos consulados aptos.
Esse é o visto que possibilita a solicitação do cartão de residência na Espanha, que permite o cidadão brasileiro e seus dependentes residirem na Espanha, sem a necessidade de trabalhar. O requisito principal é a comprovação de renda mensal suficiente para a manutenção do estrangeiro e sua família durante o período de vigência do cartão de residência.
Para isso, é necessário comprovar uma renda mensal de pelo menos 400% do IPREM (Indicador Público de Renta de Efectos Múltiples), fixado em 564,90 euros (ano 2021). Ou seja, uma renda mensal igual ou superior a 2.259,60 euros.
A Autorização de Residência não lucrativa é emitida para um período de 1 ano, com possibilidade de renovação, desde que se cumpra os requisitos econômicos e se tenha vivido pelo menos 183 dias na Espanha a cada ano. Passado esse tempo, é possível solicitar a primeira renovação para 2 anos, uma segunda renovação para outros 2 anos e uma terceira renovação para 5 anos, essa já considerada de caráter permanente. Lembrando que com 2 anos de residência legal e continuada é permitido solicitar a nacionalidade espanhola por residência.
Se você pretende viver na Espanha e tem dúvidas sobre como fazer esse procedimento, a Espanha Fácil pode te ajudar. Somos a empresa líder do setor de imigração, com mais de 12 anos de experiência. Entre em contato com a nossa central de atendimento e saiba mais.
2 respostas
Boa noite
Quero tirar o visto de residência não lucrativa
Olá, bom dia! Obrigado por comentar em nosso blog. Nosso time entrará em contato contigo por e-mail para que possamos te assessorar de forma personalizada. Obrigado!