A autorização de moradia na Espanha por “Arraigo Familiar” é destinada para todos os pais de um menor espanhol que não tenham documentação legal na Espanha. Esta autorização é válida por um ano com a qual pode-se trabalhar por “cuenta propia” ou “ajena” e pode ser renovada ou modificada.
A partir de setembro, tornou-se possível solicitar uma Autorização de Residência de cinco anos junto aos Serviços de Imigração caso seja pai ou mãe de um menor de idade cidadão espanhol.
As solicitações para requerentes com antecedentes criminais não podem ser negadas automaticamente, a menos que se considere, através de uma avaliação individual da candidatura, que existe uma ameaça real e suficientemente grave para a ordem e segurança públicas.
Também não é necessário fornecer meios financeiros ou um contrato ou oferta de trabalho para conceder esta nova licença aos pais de um menor espanhol.
É necessário comprovar um vínculo familiar e apresentar a Certidão de Nascimento do menor espanhol e a documentação de identidade para comprovar que é pai do cidadão espanhol.
A melhor forma de apresentar o pedido desta autorização é através de um certificado digital, mas é possível fazê-lo também em uma Oficina de “Extranjería”.
É necessário e obrigatório que pais e filhos vivam no mesmo endereço, mas caso o solicitante não more com o filho menor espanhol, esta permissão para os pais não será concedida, válida por cinco anos. Se você se encontrar neste caso, deverá tramitar um “Arraigo Familiar”, que dará essa licença mesmo que não haja convivência com o menor. Mas dessa maneira, se obteria a autorização de um ano.
Para mais informações, entre em contato conosco da Espanha Fácil! Nós somos especializados neste tipo de assessoria há 13 anos! 🙂