Sabemos que existem vários tipos de vistos e inúmeras maneiras de se manter legal no território espanhol. Se você está na Espanha ou pensa em vir com uma reserva de dinheiro, pode ser que você se encaixe nos requisitos para conseguir um visto de Residência Temporal não Lucrativa. Essa opção não tem fins lucrativos e é uma modalidade de residência, na Espanha, para cidadãos europeus e não europeus, com fundos suficientes para conseguir uma autorização, para residir no país sem o exercício de qualquer tipo de atividade econômica.
Entre os principais requisitos para dar entrada nesse visto estão:
-Ter passaporte e documentos de identificação válidos;
-Comprovar meios financeiros suficientes para sustentar você e, se for o caso, outras pessoas da família, durante o período na Espanha, sem a necessidade de desenvolver qualquer trabalho;
-Ter um Seguro de Saúde;
-Estar com o “empadronamiento” em dia.
O comprovante dos meios econômicos será apresentado, junto ao de Seguro de Saúde, em uma Comissária de Polícia do bairro mais próximo a sua residência “empadronada”.
Se você está no Brasil, é possível realizar esse trâmite e embarcar já com o visto, na mão, para entrar na Espanha. O primeiro passo é buscar o Consulado Espanhol da sua cidade ou o de possível acesso.
Os documentos são os mesmos para quem realiza o processo na Espanha, mas todos devem estar traduzidos no espanhol por tradutor juramentado. A solicitação deve ser apresentada,com antecedência mínima de 30 dias da data prevista para a viagem, para dar tempo do visto ser autorizado e você poder irbuscar na Embaixada ou Consulado Espanhol.
Nos dois casos, para quem vai resolver no Brasil ou na Espanha, deverá ser paga uma taxa para ter o Cartão de Residência Temporária Espanhol.
Tem alguma dúvida? Tentou e não conseguiu resolver esse trâmite? Entre em contato conosco da Espanha Fácil! Nós somos especializados nesse tipo de burocracia e estamos aqui para lhe assessorar e facilitar a sua vida!
Fonte: Espanha Fácil