Um dos vistos mais comuns para trabalhar no território espanhol é o de “Cuenta Ajena”, ou seja, quando uma empresa oferta um posto de trabalho com tempo indeterminado. Para aplicar este tipo de visto é importante que o cargo esteja incluído no catálogo de Busca de Ocupações de Difícil Cobertura. O de Madrid, por exemplo, possui vinte opções como Esportistas e Treinadores Profissionais, Cozinheiros e Garçons de barco, entre outros. Esse catálogo se atualiza trimestralmente e varia de acordo com a necessidade de cada província.
A solicitação de Visto de Trabalho na Espanha deve ser apresentada diretamente pelo contratante ou assessoria que ostente um poder específico para tal fim, na Delegação de Governo da Espanha. Sendo favorável, a solicitação do trabalhador deverá se dirigir ao Consulado da Espanha no Brasil, ou país de residência do mesmo, para solicitar o Visto de Trabalho que lhe permitirá entrar no território Espanhol.
Para os jogadores de futebol, ou esportistas profissionais, o requerente precisa ter um contrato de trabalho de um clube espanhol, mas a maioria não oferece um contrato aos jovens jogadores das categorias semiprofissional ou inferiores. Por isso, a Espanha Fácil recomenda, e faz para grande parte desses jovens, o Visto de Residência na Espanha. Não é recomendado que o atleta venha para a Espanha sem uma autorização de residência, já que muitos clubes desconsideram os jogadores que não possuem uma documentação para residir no país.
Se você se encaixa, ou conhece alguém nessa situação, marque aqui nos comentários, envie essa informação.
Nós da Espanha Fácil estamos aqui para te assessorar!