Para estudar, trabalhar ou residir na Espanha de forma regular, é preciso garantir o visto de acordo com o seu objetivo no país. Descubra aqui quais são eles e a sua importância.
Desbravar novos países e construir um futuro profissional em terras estrangeiras é um dos grandes sonhos de quem deseja ter aventuras e experiências únicas na vida, além de se destacar na carreira. E a Espanha é um dos melhores lugares para concretizar esse plano, por oferecer oportunidades diversas de trabalho e ser considerado um dos países com menor custo de vida na Europa. O combo perfeito para os brasileiros que desejam morar fora!
Entretanto, para residir em terras espanholas, é preciso garantir um visto de viagem que se encaixe com o que você deseja fazer no país. Existem vários tipos de vistos, cada um para um objetivo. E é disso que vamos falar no blog post de hoje. Segue com a gente!
Quero morar na Espanha. Qual o primeiro passo?
Você decidiu que o seu futuro será construído na Espanha. Maravilha! Mas qual a primeira etapa para tirar esse sonho do papel? Primeiramente, você precisa adquirir um passaporte válido pela Polícia Federal. Depois, de acordo com o Consulado Geral da Espanha, os brasileiros que decidirem residir, trabalhar ou estudar no país, devem seguir essas orientações:
-
Entregar uma solicitação em um dos Consulados da Espanha no Brasil com, no máximo, 3 meses antes do início previsto da viagem;
-
O passaporte com o visto só pode ser retirado pelo próprio solicitante, ou através de representante legal no caso de residência para reagrupamento familiar a menores de idade;
-
Todos os vistos são entregues com validade de 90 dias. Quem deseja passar mais do que 180 dias, deve comparecer, no primeiro mês de permanência do país, à Comisaria Polícia de Extranjería y Fronteiras para a solicitação do NIE (Numero de Identificación de Extranjero).
Lembramos que brasileiros que desejam viajar para a Espanha, apenas como turista, não necessitam de visto caso permaneçam no país até o prazo máximo de 90 dias.
E quais são os tipos de visto para a Espanha?
Os principais tipos de visto para quem deseja residir no país espanhol são:
-
Visto para trabalho;
-
Visto para estudo;
-
Visto para investir ou empreender no país;
-
Visto para aposentados ou pessoas com renda fixa que desejem morar na Espanha;
-
Visto para quem deseja comprar um imóvel (Golden Visa).
Os valores variam de acordo com o tipo de visto e as taxas que necessitem. Em geral, custam no mínimo 60€. Nos próximos posts, iremos falar detalhadamente sobre cada um deles e quais são os trâmites para adquiri-los. Fica ligado(a) no nosso blog!
Algumas etapas possuem certas burocracias, mas não se preocupe: a Espanha Fácil está à postos para auxiliar você durante todo o processo de solicitação e retirada dos vistos.
Importância dos vistos
O visto espanhol garante ao cidadão a moradia legal no país. Além de não infringir nenhuma lei, estar regularizado no país traz diversos benefícios, como ter direito ao sistema de saúde público e garantir um emprego e moradia em terras espanholas.
O processo pode ser um pouco demorado, mas vale muito a pena. E a nossa missão é, justamente, ajudar você a tirar o sonho do papel e transformar a sua história ao viver na Espanha. Conte com a gente!
i Hasta Luego!