Se você deseja morar em um país europeu com uma cultura parecida com a nossa, um ótimo clima, gastronomia maravilhosa e muita qualidade de vida, a Espanha é seu destino!
Esse país ibérico, que possui uma excelente infraestrutura, apresenta muitas oportunidades para os brasileiros, começando pela possibilidade de adquirir a nacionalidade espanhola após dois anos de residência legal e contínua no país. E esse tempo pode reduzir para um ano se você for casado ou viúvo de espanhol, filho ou neto menor de idade, de espanhol de origem.
Se você não tem nacionalidade europeia, vai precisar de um visto para residir na Espanha.
Quais são os vistos?
Se você pretende permanecer em território espanhol por mais de três meses, vai precisar obrigatoriamente de um visto para estar legal no país.
Os tipos de visto variam desde o de estudante até os aplicados para profissionais, empreendedores, investidores e atletas.
Veja alguns deles:
- Visto de Estudante (solicitado desde o Brasil);
- Estância para estudante (solicitado na Espanha ou na Europa),
- Autorização residência para práticas (voltado para estudantes que concluíram um curso de educação superior nos últimos dois anos ou estão cursando o mesmo seja na Espanha ou no estrangeiro)
- Visto de Residência não lucrativa ( não permite trabalhar no primeiro ano);
- Visto de Residência por arraigo familiar (por ter filho menor espanhol ou europeu ou por ser filho espanhol de origem)
- Arraigo social (sem residência legal no momento de apresentar a solicitação e estando há 3 anos na Espanha)
- Visto de Residência para atletas;
- Vistos de Residência para investidores, empreendedores, profissionais altamente qualificados, pesquisadores e trabalhadores que realizem movimentos intraempresariais e o chamado Golden Visa;
- Vistos de Residência para artistas, religiosos, correspondentes, etc).
Quais são os requisitos necessários para cada tipo de visto?
Cada tipo de visto tem requisitos obrigatórios para a sua concessão, seja pelo governo ou pelo Consulado espanhol.
Toda documentação, incluindo certidões de nascimento, de antecedentes penais, de casamento, etc deverão estar atualizadas, apostiladas pelos cartórios brasileiros e traduzidas para o espanhol.
Visto de Estudante
Para tirar o visto de estudante, o ideal é solicitar 90 dias antes de vir para a Espanha.
O ponto importante a ser destacado, é que para realizar a solicitação do Visto de Estudante é necessário o comprovante de matrícula em uma instituição de ensino espanhola devidamente regularizada.
Estância para estudante
Seria solicitar a autorização de estadia de estudante desde o território espanhol. Recomendamos contratar a assessoria antes de comprar a passagem para vir para Espanha, pois assim passaremos todas as diretrizes de como ser sua entrada na Espanha.
Visto de Residência não lucrativa
É um visto que permite residir, mas não dá direito a trabalhar no primeiro ano, por isso, um dos principais requisitos para obtê-lo é comprovar disponibilidade financeira.
Ele é solicitado desde o país de origem e tem validade inicial de 1 ano podendo ser renovado ou modificado para anos posteriores.
No segundo ano poderá trabalhar se tiver alguma oferta de trabalho de uma empresa espanhola ou se quiser trabalhar como autônomo. E ainda, após 2 anos de residência, poderá solicitar a nacionalidade espanhola por residência.
As pessoas que dispõem de rendimentos no Brasil, mesmo que não sejam aposentadas, podem se beneficiar desse visto, desde que comprovem a disponibilidade financeira e origem própria dos recursos.
Visto de Residência para reagrupamento em regime geral
Este visto é para os familiares de brasileiros ou outros estrangeiros que estejam na Espanha e desejam trazer também sua família.
O pedido de reagrupamento familiar pode ser apresentado quando o estrangeiro reagrupado tiver autorização para residir na Espanha por pelo menos um ano e tiver recebido a concessão da renovação.
Visto de Residência e trabalho, incluindo para atletas
Nesse caso, o interessado deverá demonstrar que possui uma proposta ou contrato de trabalho, fornecendo também as informações da empresa que contrata, etc.
Vistos de Residência para investidores, empreendedores, profissionais altamente qualificados, pesquisadores e trabalhadores que realizem movimentos intraempresariais e o chamado Golden Visa –
Esse tipo de visto é para quem tem interesse em investir na Espanha, seja através da compra de ações ou transferência de capital para fundos de investimento ou até através da compra de bem imóveis pelo valor mínimo de 500.000 euros.
Além disso, quem deseja abrir uma empresa na Espanha ou levar sua empresa para o país, pode se beneficiar desse tipo de visto, lembrando que os familiares poderão acompanhá-lo.
Então, dependendo do caso, toda a respectiva documentação que comprove a situação deverá ser apresentada.
No tocante ao visto de profissional altamente qualificado deverá contar com uma oferta de trabalho que supere o salário anual de 41 mil euros, entre outros requisitos.
Vistos de Residência com exceção de autorização de trabalho (artistas, religiosos, correspondentes, etc)
Neste caso, também deverá ser apresentada a documentação que comprova a condição de artista ou então de religioso, por exemplo, e que foi realizado algum convite por instituição espanhola, etc.
Ficou interessado?
Entre em contato conosco, podemos te ajudar com todo processo do seu visto!