O Conselho aprova a digitalização do procedimento de visto: Uma Transformação para Viajantes e Expatriados!
Ótimas notícias para quem viaja ou reside no exterior! A União Europeia deu um passo significativo em direção à modernização e simplificação dos procedimentos de imigração. A partir de uma recente decisão dos ministros de Assuntos Exteriores da UE, o processo para solicitar um visto Schengen será completamente transformado, adotando uma abordagem digital.
Mudanças Chave:
Plataforma Online: Agora, solicitar um visto Schengen será mais acessível do que nunca. Os interessados poderão realizar todo o processo por meio de uma plataforma digital intuitiva e segura, evitando deslocamentos e esperas desnecessárias.
Fim das Etiquetas Adesivas nos Passaportes: A digitalização do processo de visto também eliminará a necessidade de que os solicitantes obtenham uma etiqueta adesiva em seus passaportes.
Cobertura do Visto Schengen: A Visa Schengen continua sendo a chave de entrada para uma vasta região europeia, incluindo países como Alemanha, Áustria, Bélgica, Croácia, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Países Baixos, Polônia, Portugal, República Checa, Suécia e Suíça.
Inovação em Segurança: Será introduzido um código de barras criptograficamente assinado, substituindo a etiqueta de visto tradicional.
Eficiência e Rapidez: Fernando Grande-Marlaska, Ministro do Interior de Espanha, destacou a eficiência e rapidez que essa mudança trará, tanto para os solicitantes quanto para as administrações nacionais.
Atenção! Embora muitas coisas se simplifiquem, algumas pessoas ainda terão que realizar trâmites presenciais. Quer saber se você é afetado?
Devem Comparecer Presencialmente:
– Aqueles que tramitam o visto pela primeira vez.
– Pessoas cujos dados biométricos já não sejam válidos.
– Pessoas com novos documentos de viagem.
A implementação dessas normativas estará sujeita à conclusão dos desenvolvimentos técnicos da plataforma digital. Fique ligado para mais atualizações sobre essa transformação inovadora!
Brasileiros serão afetados?
O visto Schengen é emitido para os nacionais de Estados terceiros enumerados no Anexo I do Regulamento (UE) 2018/1806, que não inclui o Brasil. Este visto permite estadias no espaço Schengen de até 90 dias (em qualquer período de 180 dias) por razões de turismo, negócios, visita familiar, tratamento médico, para estudos, estágios não profissionais ou atividades de voluntariado de duração inferior a 3 meses, ou outras atividades sem fins lucrativos. Veja abaixo a lista de países que necessitam deste visto:
Afeganistão, Arménia, Angola, Azerbaijão, Bangladeche, Burquina Faso, Barém, Burundi, Benim, Bolívia, Butão, Botsuana, Bielorrússia, Belize, República Democrática do Congo, República Centro-Africana, Congo (República do), Costa do Marfim, Camarões, China, Cuba, Cabo Verde, Jibuti, República Dominicana, Argélia, Equador, Egito, Eritreia, Eswatini, Etiópia, Fiji, Gabão, Gana, Gâmbia, Guiné, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Guiana, Haiti, Indonésia, Índia, Iraque, Irão, Jamaica, Jordânia, Quénia, Quirguizistão, Camboja, Comores, Coreia do Norte, Kowait, Cazaquistão, Laos, Líbano, Sri Lanca, Libéria, Lesoto, Líbia, Marrocos, Madagáscar, Mali, Mianmar/Birmânia, Mongólia, Mauritânia, Maldivas, Maláui, Moçambique, Namíbia, Níger, Nigéria, Nepal, Omã, Papua-Nova Guiné, Filipinas, Paquistão, Catar, Rússia, Ruanda, Arábia Saudita, Sudão, Serra Leoa, Senegal, Somália, Suriname, Sudão do Sul, São Tomé e Príncipe, Síria, Chade, Togo, Tailândia, Tajiquistão, Turquemenistão, Tunísia, Turquia, Tanzânia, Uganda, Usbequistão, Vietname, Iémen, África do Sul, Zâmbia e Zimbabué.
E O ETIAS?
Cidadãos brasileiros estão na lista de estrangeiros com direito à isenção de visto para a Europa nas viagens sem fins de imigração, já que o Brasil mantém acordos diplomáticos com a União Europeia. No entanto, assim que o ETIAS estiver em plena operação, a autorização prévia por meio desse sistema eletrônico passa a ser um requisito para a entrada de estrangeiros isentos de visto. Segundo o calendário oficial, brasileiros vão precisar do ETIAS para entrar em diversas nações europeias de meados de 2025 em diante. O programa de isenção de visto do Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês) permitirá a entrada nos países da União Europeia (UE) a partir de 7 euros (R$ 36,84).
Como o próprio nome indica, não se trata de um visto, mas sim de um sistema para que pessoas de países que não necessitam de visto para entrar na Europa façam o pré-registro das suas visitas. Aqueles que atualmente precisam de visto para entrar continuarão precisando de um.