Se você possui dupla cidadania (brasileira e europeia) já pode obter diretamente o cartão de residência de europeu na Espanha. O documento é obrigatório a todos que pretendem estabelecer sua residência no território espanhol.
O cartão de residência para o cidadão europeu é um processo mais rápido e menos burocrático do que para um estrangeiro que não pertença à Comunidade Europeia. Todo o trâmite para solicitar o cartão é feito diretamente na Espanha e o solicitante deve comparecer à delegacia de polícia, de forma presencial, para retirada do documento.
A Espanha Fácil recomenda que a assessoria seja iniciada antes mesmo da compra da passagem para vir para Espanha.
Para dar início a assessoria é preciso apresentar passaporte, indicar em que cidade da Espanha pretende residir e informar a data aproximada de chegada. O europeu pode optar por comprovar disponibilidade financeira para viver na Espanha ou um contrato de trabalho. O cartão de residência também pode ser aplicado aos cônjuges, ascendentes dependentes e descendentes menores de 21 anos e maiores de 21 anos dependentes do solicitante, bem como para os enteados.
A Espanha Fácil presta este serviço há mais de 14 anos para europeus que residam em qualquer cidade do território espanhol ou que pretendam morar na Espanha.
Diferença entre TIE e NIE
Muita gente ainda faz confusão sobre a diferença entre TIE e NIE. O cartão de europeu na Espanha é o TIE – Tarjeta de Identificação de Estrangeiro. Este cartão contém um número que é o NIE – Número de Identificação de Estrangeiro. É o mesmo documento que é solicitado na Delegacia de Polícia mais próxima à moradia do solicitante na Espanha.
O modelo do TIE para estrangeiros que não pertencem à União Europeia contém foto, já o TIE dos europeus não possui, por isso, os cidadãos europeus devem andar sempre com um documento com foto além do cartão verde (TIE).