Uma das primeiras providências que se deve tomar ao chegar na Espanha, como em qualquer outro país que não seja o seu de origem, é validar, homologar seu diploma para fazer valer sua formação fora do país. Inclusive, a recomendação da Espanha Fácil é dar entrada no trâmite com 2 anos antes de sua vinda para a Espanha, caso sua homologação seja de curso superior. Sendo de nível recomendamos que dê entrada na homologação 1 ano antes de sua vinda. Existe uma confusão entre Homologação e Convalidação de Cursos realizados no Brasil, na Espanha. Por isso, a Espanha Fácil, especializada nestes trâmites de Legalização de Documentos, está aqui para esclarecer suas dúvidas.
A Homologação é o processo de equivalência de um curso realizado e finalizado no Brasil a um equivalente espanhol. Esse processo se realiza no Ministério de Educação na Espanha para nível médio. Homologações de curso superior são analisadas pelo Ministério de Universidades. Já o processo de Convalidação se aplica aos cursos não finalizados no país de origem, neste caso Brasil, onde o interessado passará por um processo de análise curricular para dar continuidade ao curso em território espanhol. Esse processo se realiza diretamente com a Universidade escolhida.
Para iniciar o processo de Homologação, é necessário ter uma cópia autenticada de um documento de identidade, diploma e histórico escolar legalizado pela Apostila de Haya e tradução juramentada em espanhol. Essa seria a documentação básica para dar entrada no processo. É importante a contratação de uma empresa especializada para analisar as particularidades de cada curso a homologar haja vista que a documentação varia e sempre recomendamos mais documentos. Outro ponto a analisar também no caso dos brasileiros é a necessidade de comprovação de suficiência na língua espanhola através do exame DELE B2. Pode variar de acordo com o curso a realizar.
Os cursos autorizados a terem homologação em território espanhol são: Medicina, Medicina Veterinária, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Farmácia, Fonoaudiologia, Saúde visual, Podologia, Terapia ocupacional, Nutrição, Engenharia, Arquitetura, Psicologia, Professores de educação infantil, médio, secundário e de idiomas.
Para as carreiras que não foram listadas, seria feito um processo de Equivalência no Ministério de Universidades.
E para a Convalidação, você deverá ter, também, uma cópia autenticada da identidade e histórico e ementa escolar até o último ano concluído.
Espanha Fácil está especializada desde o ano 2007 nas 3 tipologias de trâmites: Convalidação, Homologação e Equivalência. Caso seus documentos escolares não estejam legalizados e traduzidos, a Espanha Fácil também pode se encarregar disso.