De acordo com o relatório do Centro de Pesquisa Econômica e Política, os países europeus são os que somam mais dias de férias e folgas, consagrados na constituição de cada um deles. Anualmente, a Espanha disponibiliza aos seus trabalhadores 34 dias de licença remunerada.
Diferente do Brasil, onde na maioria das vezes deve-se esperar completar um ano de empresa para tirar férias, os espanhóis são mais flexíveis em relação a isso, principalmente se você começa a trabalhar antes do verão porque a maioria das pessoas querem sair de férias nessa época do ano.
Algumas empresas dão férias coletivas em agosto e outras não, mas te permitem tirar pelo menos alguns dias de descanso mesmo se você estiver há pouco tempo na empresa.
No caso das crianças, o calendário escolar espanhol é bem distinto do brasileiro. O ano letivo começa em setembro e termina em junho. É no meio do ano que temos as formaturas e festas de encerramento escolar e todos se preparam para as férias de verão.
Acabamos de entrar no inverno e estamos em clima de festas de fim de ano, mas não podemos negar que às vezes o pensamento vai lá nas próximas férias de verão! Afinal, faltam apenas seis meses! Você já escolheu para onde vai? Já pediu férias na empresa?
Conte para nós! 🙂
4 respostas
Temos uma dúvida somos portugueses. Trabalhamos em espanha contrato espanhol. Somos uma dupla de camionistas. Gostariamos de saber se nos podem retirar os dias de descanso semanal obrigatório e iniciar logo as férias. É que por norma primeiro gozamos as folgas no nosso caso descanso semanal e depois do termino deste inicia se então as férias. Gostariamos de saber se estamos a ser enganados ou não. É que são 4 dias que perdemos. Já tivemos em formação de Cap e por lei dizem que a empresa nos tem que dar essas horas de formação para renovação e tivemos que colocar uma semana de férias. Ao todo estamos sempre a perder. Tivemos covid enviamos os certificados de 7dias em confinamento e meteram nos de férias. Penso que tudo isto é ilegal. Se nos pudessem esclarecer agradeciamos.
Olá Cátia e Jorge, bom dia!
Agradecemos o teu contato.
Vou te enviar as informações por e-mail.
A Equipe Espanha Fácil agradece seu contato.
Atenciosamente,
Sou portuguesa, trabalho em Espanha como “nani” tomo conta da criança e etc. Eles sempre me pagaram ás férias em duas partes! Estou aqui á 5 anos e o meu subsídio é dividido , metade recebo no verão e outra metade recebo no Natal. O que eles fazem é legal? Ou estou a ser enganada?
Obrigada
Olá! 😊 Em Espanha, é comum que o pagamento do subsídio de férias seja dividido em partes, uma no verão e outra no Natal, especialmente em acordos informais ou conforme acordado entre empregador e empregado. No entanto, o importante é que recebas o total a que tens direito anualmente. Se tens dúvidas sobre a legalidade dessa prática no teu caso específico, podemos ajudar a esclarecer melhor! Envia-nos uma mensagem pelo nosso WhatsApp aqui: https://www.espanhafacil.com/wa-blog para conversarmos melhor. Esperamos ter ajudado! 🌞🎄