Talvez essa informação seja bastante útil para você que mora legalmente na Espanha, estava com um trabalho, mas com a chegada da pandemia e crise do novo coronavírus passou a viver com o auxílio do Paro. Você se identifica? Se sim, salve este post ou envie pro amigo que está passando por isso.
Para quem está nessa situação, se oferece um “retorno voluntário” ao seu país de origem com o pagamento de toda a prestação acumulada por desemprego, sem ter que cobrá-la mês a mês. É feito um pagamento único para que a pessoa possa retornar ao seu país com a condição de não voltar para a Espanha num prazo de três anos.
Passados esses três anos fora do território espanhol, você poderá dar entrada novamente no visto para o regresso. Caso solicite a autorização de residência e trabalho por CUENTA AJENA você deverá atender aos requisitos para conseguir a autorização de permanência na Espanha.
Para os que não tem a oportunidade de cobrar o Paro por inteiro, é possível ser feito um “retorno humanitário” destinado ao imigrantes não pertencentes à UE em risco de exclusão social. No caso de pessoas que são vítimas de tráfico de pessoas, exploração sexual, trabalho forçado etc, também podem receber ajuda, mesmo que sejam imigrantes pertencentes à UE.
Os estrangeiros não pertencentes à UE que trabalharam e pagaram contribuições em Espanha e têm direito ao desemprego, têm o direito de solicitar outra ajuda diferente, o chamado “pagamento acumulado” do seu subsídio de desemprego para regressar ao seu país de origem.
Se você tem mais alguma dúvida sobre este assunto, entre em contato conosco da Espanha Fácil!