A receita perfeita para encontrar um emprego e ter sucesso profissional é uma das coisas mais buscadas pelas pessoas e, de fato, não existe uma fórmula correta, mas sim princípios básicos de um bom cidadão que podem refletir em um bom profissional. O jornal “Cinco Días” espanhol de negócios e finanças publicado em Madri, desenvolveu uma pesquisa que mostrou que a capacidade de adaptação, formação contínua e liderança remota são chaves nos novos perfis profissionais.
O mundo pós pandemia do novo coronavírus, exigirá diferentes habilidades voltadas para solucionar diferentes problemas e a principal ferramenta é a tecnologia, que veio para transformar tudo no ambiente de trabalho no qual a automotivação será fundamental no novo perfil profissional. O atendimento e comunicação online entre empresas e clientes de maneira remota impõe, por exemplo, uma nova habilidade de liderança a distância.
Autonomia, responsabilidade individual, agilidade e flexibilidade são habilidades e atitudes que vão determinar o talento que as empresas procuram. E, tudo isso, em um ambiente disruptivo de adaptação de profissões e de criação de novos cargos em setores tradicionais. Gerenciamento de dados, conhecimento sobre inteligência artificial ou habilidade para trabalhar com máquinas são as habilidades técnicas que começam a ser exigidas em novos profissionais, muito diferentes daquelas que as empresas tradicionalmente buscavam.
A pesquisa elaborada pela Cinco Dias mostrou que o novo contexto laboral exige, por um lado, que os trabalhadores se adaptem radicalmente aos novos perfis que a empresa exige e, por outro, que as empresas do setores mais tradicionais devem promover a criação de novos empregos que antes não existiam. O setor financeiro, por exemplo, é um dos que mais sofreu transformações tecnológicas na última década.