Na próxima sexta-feira (19) se celebra em sete Comunidades Autônomas da Espanha o dia dos pais, oficialmente, o Dia de San José. Para evitar uma mobilidade massiva da população diante da situação da pandemia do Covid-19, o Ministério da Saúde elaborou um plano, já publicado no Boletim Oficial do Estado (BOE), que vai restringir a mobilidade no fim de semana e também na Páscoa para prevenir o aumento das infecções por coronavírus.
A Comunidade Valenciana, Extremadura, Galicia, Madri, Múrcia, Navarra e o País Vasco estarão fechadas a partir do dia 17, podendo entrar e sair apenas com um motivo justificado, visto que nestas Comunidades Autônomas.
As Ilhas Canárias e as Ilhas Baleares permitem a entrada e saída de pessoas nos seus arquipélagos sem justificação, mas solicitam um PCR negativo ao chegar nas ilhas. Além disso, Madri e Extremadura permitem a entrada e saída de pessoas até 17 de março. Na capital, existem restrições às zonas básicas de saúde, enquanto na comunidade da Extremadura não há população restrita. As demais comunidades autônomas aplicam um fechamento perimetral em seu território, que durará durante o feriado de San José.
O BOE afirma que durante esse feriado, é estabelecido um toque de recolher das 23h00 às 6h00 e as reuniões em grupos com no máximo quatro pessoas em espaços públicos fechados e com seis em espaços abertos. Em locais privados, são autorizados apenas conviventes.
Além disso, o turismo nacional não é permitido e apenas são autorizadas viagens por motivos de trabalho, visitas ao médico ou exames, entre outras causas justificadas.
Para a Ponte San José, as chuvas são esperadas no norte do país, Castela e Leão, nos sistemas Central e Ibérico e na Catalunha com tendência a diminuir. E é que a partir de 17 de março está prevista uma entrada de ar muito frio, que deixará as temperaturas do inverno e a neve em níveis baixos. Além disso, pode deixar nevascas em Madrid, lembrando a passagem da nevasca Filomena.